segunda-feira, 5 de março de 2012

Deputadas discutem atuação da Frente Parlamentar da Mulher

Reunião parlamentar feminina
 As deputadas estaduais cearenses promoveram na manhã desta segunda-feira (05/03) reunião para tratar do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, que será realizado hoje, às 14h30, no Plenário 13 de Maio. Na pauta do encontro, a apreciação da proposta de regimento interno, a análise das ações do colegiado e a avaliação da proposta de composição da Frente com sugestão de rodízio.
Um dos temas que terá destaque nas discussões, segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL, Eliane Novais (PSB), é a violência doméstica. Ela comenta que a Frente deverá promover uma campanha sobre o assunto e prestar atendimento às vítimas, além de realizar oficinas, palestras, seminários e capacitação sobre a violência de gênero.
Eliane Novais comentou também que será criada a Procuradoria Especial da Mulher na AL com a missão de receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e os anseios da população, discutir e propor projetos de lei sobre questões de gênero e fiscalizar a execução de políticas públicas, que venham a garantir direitos já conquistados. A parlamentar defendeu a proposição de projeto de resolução para garantir a participação feminina da Mesa Diretora da Assembleia.
“A criação da Frente é fundamental para dar mais espaço às causas das mulheres que, apesar de muito importantes, encontravam-se dispersas na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, que trata de vários outros temas”, comentou Eliane Novais.
Além dela, participaram da reunião desta segunda-feira as deputadas Bethrose (PRP), Fernanda Pessoa (PR), Mirian Sobreira (PSB), Patrícia Saboya (PDT) e Rachel Marques (PT).
A expectativa das deputadas é que a Frente funcione como centro de referência para prestar informações sobre a mulher, apoiando estudos na área e assessorando projetos desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e entidades não governamentais. 
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário