O projeto de Visita Guiada tem como proposta possibilitar que a população conheça de perto as obras estruturantes realizadas pelo Governo do Estado. A primeira visita foi realizada no dia 21 de abril ao Centro de Eventos do Ceará (CEC). O segundo projeto visitado, no dia 28 de abril, foi a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. No Castelão, os internautas vão conferir o ritmo acelerado da obra que, segundo o último relatório do Consórcio Construtor, do dia 2 de maio, já atingiu 65,36% de execução. A arena cearense é a mais adiantada entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.
No auditório Blanchard Girão, que é parte da primeira etapa do projeto do Castelão inaugurada em 2011, os internautas assistirão a uma apresentação dos detalhes da obra. Após a apresentação teórica, será a hora de ir a campo para conhecer de perto as intervenções que estão sendo feitas no estádio. A obra da arena compreende quatro etapas, executadas simultaneamente. Duas delas já foram concluídas.
A Etapa I, inaugurada em novembro do ano passado, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). Na Etapa II, também concluída em novembro de 2011, estão Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul e inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.
Já a etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. O prédio já está de pé. No edifício serão instalados os 52 camarotes, as áreas vips, a área de imprensa e o estúdio de transmissão televisiva dos jogos. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 52,54% de execução. Já a Etapa IV, que compreende a finalização de todo o projeto e a interação entre as demais etapas, está com 34,98% de conclusão.
Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira). A previsão é que o estádio esteja concluído em dezembro de 2012.
Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 57 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. Com um concorrido processo licitatório, no qual participaram quatro consórcios e uma empresa, o Governo do Estado conseguiu uma economia de R$ 99 milhões.
Confira lista dos internautas sorteados
http://www.facebook.com/governodoceara
Nenhum comentário:
Postar um comentário