quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MP cobra reforço na segurança do Interior e no atendimento às vítimas de violência infantil

Novas viaturas para o Interior, reforço nas fronteiras estaduais e criação de espaço para o atendimento de crianças e adolescentes nas infrações de menor potencial ofensivo. Esses foram alguns dos pontos levantados durante a reunião entre o Ministério Público do Estado do Ceará e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O encontro ocorreu na manhã de segunda-feira (22) e contou com a participação do titular da SSPDS, coronel Francisco Bezerra, e dos promotores de Justiça Franke José Soares Rosa, Márcia Lopes Pereira, Virginia Navarro Fernandes Gonçalves, Antonia Lima e Iran Sírio.
       Os municípios de Chaval, Barroquinha, Fortim, Paramoti e Caridade foram apontados pela falta de segurança. Para reverter esse quadro, ficou acertada a entrega de cinco viaturas policiais para reforçar o policiamento nas regiões. A previsão é de que os veículos cheguem até a primeira semana de novembro.
       A necessidade de mais policiais nas fronteiras estaduais, principalmente no trecho próximo à Chaval, também ganhou eco na reunião. O MP ressaltou a importância de um posto de fiscalização e de incursões policiais para resguardar as fronteiras. Segundo a SSPDS, o Comando Tático Regional (Cotar) tem intensificado a atuação na área.
      Infância e Adolescência
      O atendimento à criança e ao adolescente também ganhou destaque. A ideia lançada no encontro foi de estabelecer um espaço na delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) para o atendimento das infrações de menor potencial ofensivo. Uma equipe multidisciplinar, envolvendo representantes do MP, da polícia, da Defensoria Pública e do Poder Judiciário, atuaria na garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, através da Justiça Restaurativa. Um Termo de Cooperação deve ser elaborado para viabilizar o projeto.
      Outro ponto levantado foi sobre o fortalecimento e a reestruturação da Delegacia de Combate aos Crimes de Exploração contra Criança e Adolescente (Dececa). A expectativa é de que aumente o quadro de policiais nas delegacias especializadas com o término do Curso de Formação de Policiais.
      Para o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), Iran Sírio, a reunião foi produtiva. “Contamos com a solicitude da SSPDS e o atendimento imediato de alguns pontos abordados”, destacou.
Fonte: ASCOM  
 O Blog Diz!!! seria excelente se essa medida do Ministério Público incluisse Itarema pois a segurança aqui a muitos anos está a desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário