terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Roberto Cláudio recebe medalha 400 anos do Forte São Sebastião

Por ocasião dos 400 anos do Forte São Sebastião, erguido na Barra do Ceará no início da formação de Fortaleza, a Casa da Moeda do Brasil outorga uma medalha comemorativa ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB). A entrega da comenda ocorrerá nesta terça-feira (11/12), durante sessão solene no Plenário 13 de Maio, às 11h, requerida pelo deputado Tin Gomes (PHS). O fato é inédito no Ceará e para Fortaleza, já que nunca houve uma medalha comemorativa criada com esta honra.
“A Casa da Moeda, que preserva e divulga a secular arte medalística no Brasil, em parceria com o Movimento Marco Zero de Fortaleza, consolida, em forma de medalha, uma nobre homenagem à memória histórica, registrando as origens da antiga Capitania. Nada mais justo do que conceder esta comenda ao representante maior dos deputados estaduais e futuro prefeito de Fortaleza”, afirma Tin Gomes.
A Medalha Forte de São Sebastião foi criada e modelada pela artista plástica carioca Kátia Dias. No anverso, destaque para a reprodução da gravura de época do Forte. No reverso, realçada por uma moldura, está a logomarca comemorativa aos 408 anos do Marco Zero de Fortaleza. A pesquisa científica foi realizada pelo historiador Adauto Leitão de Araújo Júnior, presidente da comissão organizadora dos festejos alusivos ao IV centenário do Forte de São Sebastião.
O ritual de lançamento e “descaracterização” da matriz, o que impede nova reprodução e a torna uma raridade no mercado de colecionismo, foi realizado em julho passado no Sesi da Barra do Ceará.
MM/AT


Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário