domingo, 13 de janeiro de 2013

Dom Benedito Francisco de Albuquerque Bispo emérito da Diocese de Itapipoc

Dom Benedito Francisco de Albuquerque
Bispo emérito da Diocese de Itapipoca

BEM-AVENTURADOS OS OBREIROS DA PAZ

Aproveitarei a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro de 2013, que tem como tema Bem-aventurados os Obreiros da Paz, para fazer algumas reflexões sobre este importante tema. O Santo Padre enfatiza que escolheu esta bem-aventurança, considerando tanto desejo de paz, tantas tentativas de harmonia e tantas guerras ainda.
 A bem-aventurança evangélica
As bem-aventuranças proclamadas por Jesus (Cf Mt 5, 3-12, Lc 6, 20 – 23) são promessas. Com efeito, na tradição bíblica, a bem-aventurança é um gênero literário que traz sempre consigo uma boa nova, uma boa notícia, ou seja, um evangelho que culmina numa promessa. Assim as bem-aventuranças não são meras recomendações morais, cuja observância prevê no tempo devido um tempo localizado geralmente na outra vida, uma recompensa, ou seja, uma situação de felicidade futura, mas consistem sobretudo numa promessa feita a quantos e quantas se deixam guiar pela exigência da verdade, da justiça e do amor. Frequentemente, aos olhos do mundo, aqueles que confiam em Deus e nas suas promessas aparecem como ingênuos ou fora da realidade, ao passo que Jesus lhes declara que já nesta vida, e não só na outra, serão filhos de Deus e felizes.
A bem-aventurança proclamada por Jesus diz que a paz é simultaneamente dom messiânico e obra humana.
A paz, dom de Deus e obra do homem , envolve o ser humano na sua integridade e supõe o empenhamento da pessoa inteira, é a paz com Deus, vivendo conforme a sua vontade, é paz interior consigo mesmo e paz exterior com o próximo e toda a criação. A paz não é um sonho, nem uma utopia, a paz é possível. Os nossos olhos devem ver em profundidade sob a superfície das aparências e dos fenômenos, para vislumbrar uma realidade positiva que existe nos corações, pois cada homem é criado à imagem de Deus e chamado a crescer contribuindo para edificação do mundo novo: daí a necessidade de busca de estratégias para boa formação dos Obreiros da Paz.
 Obreiros da Paz
Os Obreiros da Paz são aqueles que amam, defendem e promovem a vida em sua integridade. O caminho para a consecução do bem comum e da Paz é, antes de mais nada, o respeito pela vida humana, considerada na multiplicidade de seus aspectos, a começar da concepção.
Existe a necessidade de propor e promover a pedagogia da paz. Esta requer uma vida interior rica de referências morais claras e válidas, atitudes e estilo de vida adequados. Com efeito, as obras da Paz concorrem para realizar o bem comum e criam o interesse pela Paz, educando para ela. Pensamentos, palavras e gestos de Paz criam uma mentalidade e uma cultura de paz, uma atmosfera de respeito, honestidade e cordialidade. Por isso, é necessário ensinar os homens a amarem-se e educarem-se para a Paz, a viverem mais de benevolência que de mera tolerância. A pedagogia da Paz implica serviço, solidariedade, coragem e perseverança. Em outras palavras, imitar as atitudes de Jesus Cristo adequando-as às realidades dos nossos dias. Ressaltemos algumas experiências da pedagogia da paz na Diocese de Itapipoca.
 Pedagogia da Paz na Diocese de Itapipoca
Lembraremos algumas pequenas, mas preciosas experiências na Diocese de Itapipoca. Na comunicação: a rádio da Diocese de Itapipoca, buscando ser a voz de todos, de um modo preferencial dos pobres, estimula denúncia com responsabilidade e anuncia com proveito as experiências válidas de diversos segmentos da sociedade.
A valorização da espiritualidade da unidade e caridade: são diversos movimentos que trabalham fortemente neste sentido, como Focolares, Shalom e outros.
A Pastoral Familiar, já existente em quase todas as paróquias da diocese com metodologia bem eficiente para enfrentar a falta de harmonia familiar.
Plano Diocesano de Pastoral contempla as cinco urgências da Igreja no Brasil com projetos bem concretos para responder muitos desafios do povo da Diocese de Itapipoca.
Espero que, com a graça de Deus e com exercício da pedagogia da Paz, possamos construir o bem da paz através de uma nova evangelização e de um novo modelo de desenvolvimento e economia.
Dom Benedito Francisco de Albuquerque
Bispo emérito da Diocese de Itapipoca

 Fonte: Site diocese de Itapipoca


O blog Diz: a radio liberdade de Itarema 1250KHZ|, retransmite aos sábado das 08 as 9:30 da manhã o programa Novos Céus e Nova Terra apresentação Dom Benedito e José Ivo Magalhães, da radio Uirapuru de Itapipoca 570 KHZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário