sábado, 10 de setembro de 2011

Material com selo de radioatividade faz bombeiro fechar rua em Brasília

Embalagem com produto supostamento radioativo (indicada pela seta) encontrada em quadra do Sudoeste Econômico, em Brasília, na manhã deste sábado (10) (Foto: Káthia Mello/G1)


O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fecharam por quase três horas o acesso a uma quadra da área econômica do setor Sudoeste, em Brasília, após um morador encontrar uma embalagem com um selo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) jogada no lixo. A área foi isolada por orientação da CNEM até a chegada de um técnico do órgão no local.
A embalagem descreve o produto como sendo iodeto de sódio 131. Segundo informações na página da CNEM, o iodeto de sódio é um produto radioativo usado na medicina no diagnóstico de doenças da glândula tireoide. Por ter uma validade média de oito dias, o produto tem sido substituído em exames pelo iodo 123 ultrapuro, cuja radioatividade dura 13,2 horas.
O técnico da CNEM Adriano de Souza afirmou que a embalagem encontrada estava vazia e com prazo de validade vencido – o selo era de 2008. Apesar disso, Souza disse que se houvesse iodeto e a substância estivesse dentro da validade, o produto poderia provocar queimaduras e até câncer em quem o manuseasse
A embalagem foi recolhida e levada para perícia. Segundo o técnico da CNEM, é possível rastrear a origem do produto a partir do selo. "Vamos fazer isso o mais rapidamente possível", afirmou.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário