quinta-feira, 5 de abril de 2012

Combustível é reprovado em análise e está em falta no Ceará


Está faltando gasolina, comum e aditivada, nas distribuidoras de combustíveis que atendem ao Ceará. Um navio que trouxe o produto dos Estados Unidos, e ancorou em Fortaleza na segunda-feira, zarpou ontem pela manhã porque não teve o estoque aprovado na análise padrão. Com isso, não houve reabastecimento. A reposição dos estoques deverá ser emergencial, e só parcial, neste feriadão. Para álcool e diesel, a situação dos estoques é considerada normal.

Uma das medidas tomadas, segundo o presidente do Sindipostos, Vilanildo Jorge, já foi a compra de gasolina nos vizinhos Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O produto deverá ser trazido com urgência em caminhões bitrem (com dois tanques puxados por uma mesma carreta) ou vindo em outro navio. Ontem, a previsão era de que os primeiros milhares de litros cheguem a partir de amanhã ou até domingo. A reposição de gasolina nas principais distribuidoras só deve ser normalizada no início da próxima semana.
O empresário descreveu o cenário: “De colapso”. Um posto dele, em dias da semana, vende, em média, 6 mil litros/dia. Quantidade que vai para 8 mil litros/dia nos fins de semana e feriadões – como o que começou hoje. Ontem, ele tentava comprar estoques do Rio Grande do Norte. Até cinco navios atracam no Ceará, por mês, para reabastecimento das distribuidoras.

O exame, feito por químicos da Petrobras, teria rejeitado o combustível norte-americano porque não obedecia a padrões da legislação brasileira – que observa condições ideais determinadas de octanagem (resistência a altas temperaturas), coloração, armazenamento e outras características técnicas.
Fonte: portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário