segunda-feira, 14 de maio de 2012

Uma justa homenagem: A mãe Ferreira Gomes


Nesse segundo domingo de maio, Dia das Mães, Maria José Santos Ferreira Gomes, ou apenas Dona Mazé, tem motivos de sobra para sorrir. Afinal, não é qualquer pessoa que tem o privilégio de ser mãe de dois governadores: Ciro Gomes, que administrou o Estado do Ceará de 1991 a 1994, e Cid Gomes, atual comandante do Palácio da Abolição. A situação a coloca bem perto do poder e poderia até trazer momentos de irritação, diante das críticas e cobranças que naturalmente recaem sobre os dois filhos famosos. Mas ela não liga para isso. Prefere se prender ao lado bom da Política: oportunidade que cada um teve e tem de promover o desenvolvimento do Estado e a melhoria na qualidade de vida da população.
Dona Mazé, aliás, não é daquelas que assiste a tudo de forma passiva. Pelo contrário. Dá palpites nas decisões tomadas por ambos. “Aqui e acolá eles aceitam”, brinca. Em 2009, por exemplo, Ciro decidiu não seguir os conselhos da mãe e transferiu seu título eleitoral para São Paulo, diante da pressão do então presidente Lula para que fosse candidato ao governo de lá.”Mamãe não gostou”, contou Cid à época. E, como dizem, “coração de mãe não se engana”. A ideia não deu muito certo e o ex-deputado federal acabou não sendo candidato a cargo algum. Mas não pense que no currículo de Maria José consta apenas o título de “mãe de governador”. Na época em que seu marido, José Euclides Ferreira Gomes Filho, era prefeito de Sobral (1977-1982), ela - que também é professora - foi secretária de Educação do Município. No seu plano de ações, uma se destacou pela ousadia: erradicar a pobreza das comunidades do Sumaré e Alto Novo. Algum tempo mais tarde, em 1996, Dona Mazé assume a figura de matriarca da família. Foi neste ano que ela perdeu seu marido, “o esteio, a âncora, o conselheiro da família. Meu protetor”. Ela lembra que “a tarefa de continuar com a vida” não foi das mais fáceis. O companheirismo dos filhos, entretanto, tornou a caminhada menos dura.
Filhos esses que deram à Dona Mazé, hoje com 83 anos, a alegria de desempenhar outros importantes papéis: o de avó e o de bisavó. Netos ela já contabiliza 12. Bisnetas são duas: Júlia, que é neta de Lúcio Gomes, e a pequena Maria Clara, neta de Ciro Gomes, que nasceu em março passado. É felicidade que não cabe em si.
 Clique e leia a entrevista completa http://www.opovo.com.br/app/opovo
 Fonte: Portal OPovo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário