quarta-feira, 3 de abril de 2013

Prefeitos estão mobilizados para seminário de capacitação

 Os 100 primeiros dias de uma gestão municipal são importantíssimos não só para por a "casa em ordem", como se costuma dizer popularmente, mas, também, porque é hora de se fazer o primeiro balanço das tarefas, que servirão, sobretudo, de base para os próximos 1.360 dias de governo que se seguirão nos quatro anos completos de mandato. Observando a relevância desse momento inicial na administração pública municipal, e tendo em vista a melhoria da qualidade da gestão das cidades cearenses, será realizado o I Seminário Prefeitos Ceará 2013 - Cenários de Desafios e Oportunidades, nos próximos dias 12 e 13 de abril, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Movimento de cooperação municipalista no Ceará tem se intensificado nos últimos meses. Seminário é mais um instrumento de fortalecimento desse processo FOTO: JL ROSA
O I Seminário Prefeitos Ceará 2013 - Cenários de Desafios e Oportunidades será realizado pela Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe) e Prática Eventos, com patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Fecomércio, Banco do Nordeste e Câmara municipal de Fortaleza; com apoio institucional da Fiec; e promoção do Diário do Nordeste.

Todos os 184 prefeitos dos municípios do Estado foram convidados para participar deste que será o primeiro encontro de grandes proporções visando capacitar os gestores dos municípios. Alguns deles estarão entre os debatedores como é o caso dos prefeitos de Fortaleza, Tauá e Sobral, respectivamente, Roberto Cláudio, Patrícia Aguiar e Clodoveu Arruda.

Abertura
O governador Cid Gomes vai abrir o seminário, que também contará com palestras do secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho; secretário de Planejamento do Estado, Eduardo Diogo; secretário das Cidades do governo estadual, Camilo Santana; presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt; superintendente do Banco do Nordeste, João Robério Pereira Messias; procurador da República, Alessander Sales; controlador do Tribunal de Contas do Município (TCM), Luiz Mário Vieira; professora do Instituto para Desenvolvimento de Consórcios (IDC), Regina Rego e representante da Controladoria Geral do Estado, João Melo.

Entre os temas a serem abordados no encontro inédito no Estado, o destaque é para assuntos diversificados que se destacam por serem extremamente importantes no contexto da administração pública atual como, por exemplo, os dos painéis: Financiamento e Captação de Recursos; Como cuidar da Imagem do Gestor Público e a sua Comunicação; Transição, Início de Mandato, Formação de Equipes e Gestão por Resultados; e Gestão Financeira, Legislação e Aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na opinião de Cid Gomes, a oportunidade será ideal para promover ações conjuntas entre as prefeituras municipais. "É preciso ter um consórcio na teoria e na prática, com os municípios organizados. A tônica da minha palestra provavelmente será nesse sentido: orientar a organização dos municípios em consórcio. O Ceará é pioneiro no Brasil na formação de consórcio de Saúde, por exemplo", destaca.

Transparência
Ele ressalta, ainda, que "é fundamental também que as prefeituras tenham mecanismos para saber a opinião da população, ouvindo a imprensa e as pesquisas de opinião. Queremos quebrar o polo da Capital e incentivar a criação de polos regionais, como hoje temos no Cariri, em Sobral, no Pecém", conclui.

Inserido nesse contexto social, o Diário também apoia a iniciativa com a elaboração de dois cadernos especiais sobre o tema, que serão publicados nos dias 12 e 19 de abril. "É uma forma de levar esse conteúdo para a população", explica o gerente Geral de Comercialização, Ruy do Ceará Filho.

Segundo ele, a ação já nasce com o objetivo de se tornar permanente como outras já apoiadas pelo jornal. "Procuramos mesclar na exposição dos painéis gestores públicos e da iniciativa privada. O evento está bem completo. Os painéis trarão temas absolutamente relevantes para os prefeitos. Como uma problemática muito grande, por exemplo, nos dias de hoje, que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos", evidencia Ruy.

Quatro profissionais da redação do jornal participarão das mesas de debates, a editora do caderno Regional, Valéria Feitosa; o editor de Política, Edison Silva; e os colunistas Egídio Serpa e Roberto Maciel.

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário